domingo, abril 04, 2010

O SEGREDO PARA UMA LIDERANÇA DE SUCESSO !!!

Um líder além da colheita de que já viveu.
Com uma autoridade, semeando além do que já recebeu antes, além dos limites da contagem.


Usaremos alguns exemplos renomados de liderança, que foram protagonistas da histórias de lideranças de sucesso e prosperidade, lideres de multidões, e os passos seguidos por esses nomes, para chegar a uma colheita incalculável.



JOSÉ – Na seqüência de estudos de vidas de homens e mulheres da Bíblia vemos a vida do patriarca José, filho de Jacó e de Raquel, que ocupa a posição central na narrativa do livro do Gênesis, a partir do capítulo 37, parte conhecida pelos estudiosos das Escrituras como “o ciclo de José”. De todos os filhos de Jacó, que são os “patriarcas das tribos”, José é, de longe, o mais focalizado pelo texto sagrado, pois, além de ter sido o instrumento de Deus para que Israel de clã viesse a se tornar uma nação, também é um vigoroso exemplo do líder que veste a camisa e acredita dos sonhos.

Por ser o primeiro (e, durante algum tempo, o único) filho de Raquel, a mulher que Jacó amava, José estava destinado a ser o filho predileto de Israel, Jacó tinhas muitos problemas familiares, uma série de fatos envolvendo os seus filhos trouxeram desgosto. José, pelo que se verifica do texto sagrado, era um filho obediente e que cumpria à risca as ordens de seu pai, algo que apenas fortalecia a sua situação de predileção, já que, como vimos, os filhos de Jacó não eram dados à obediência e à reverência. Era um rapaz trabalhador, que não se furtava de ajudar seus irmãos no principal serviço da família, que era o de apascentar ovelhas De pronto, vemos que José, ainda com 17 anos, já se revelava uma pessoa que cumpria rigorosamente com seus deveres, que apresentava sempre um serviço de qualidade, cuja excelência no trabalho se revelava como um importante diferencial em relação às pessoas que o cercava.
O fato de Jacó mandar sempre que José lhe trouxesse informações, mostra que José era uma pessoa cuidadosa, fiel e observadora, o que parece não se repetia na conduta de seus irmãos. José, no entanto, especializara-se em ser o “portador de más novas” e o resultado disto foi o aparecimento de um aborrecimento entre José e seus irmãos, devemos evitar toda e qualquer situação que nos traga inimigos, Foi o que ocorreu com José que, podendo ser equilibrado e não apenas um difamador, aguçou a inveja de seus irmãos, a ponto de impedir uma convivência pacífica com eles.
A inveja de seus irmãos, levou-os a planejarem um intento contra José, onde seus planos eram mata-lo, não fosse a intervenção de Rubem o primogênito de Jacó. José é, então, lançado numa cova até que se resolvesse o que se faria com ele. Temos aqui o início da provação a que Deus submeteria José para torná-lo capaz de receber a liderança que já lhe fora revelada. Nos dias em que vivemos, muitos pregam a respeito das promessas de Deus e da Sua fidelidade, mas omitem o preço que deve ser pago para se apropriar de tais promessas. Jesus, o nosso exemplo, para alcançar o gozo que Lhe estava proposto, teve de suportar a cruz e desprezar a afronta.
José perdeu, de um momento para outro, toda a sua posição privilegiada que tinha na casa de seu pai
Seus irmãos, insensíveis e cegos pelo ódio e pela inveja, comiam pão enquanto seu irmão estava a sofrer terrivelmente naquela cova. José estava só, abandonado pelos seus próprios irmãos. Um líder precisa aprender a ficar só e a depender única e exclusivamente de Deus. Era esta a primeira lição que Deus dava a José e uma lição que dá a cada um de seus servos que tem chamado para fazer parte de Sua Igreja. Precisamos aprender a ter uma intimidade com Deus, a entrar em nosso aposento e manter uma privacidade com o Senhor.
Judá livra José da morte, convencendo seus irmãos a vendê-lo a mercadores do deserto, ismaelitas e/ou midianitas e José, de filho predileto, torna-se uma mercadoria, um escravo, sendo vendido por vinte moedas de prata, tudo sendo feito à revelia de Ruben.a Portifar, servo de Faró levado ao Egito.



Apesar de ter perdido a condição de filho predileto na casa de seu pai e de, agora, ser um escravo em terra estrangeira José mantém a mesma posição de trabalhador integro, “Integridade” significa, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “estado ou característica daquilo que está inteiro, que não sofreu qualquer diminuição; plenitude, inteireza; característica ou estado daquilo que se apresenta ileso, intato, que não foi atingido ou agredido; caráter, qualidade de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível, cujos atos e atitudes são irrepreensíveis “
Aqui temos uma importante lição, que não importa aquilo que se faça, ou em que posição você esteja, devemos desenvolver qualquer que seja a atividade, com o mesmo amor e escelência.


Era escravo, não era mais o filho predileto, mas mantinha a excelência de seu serviço, mantinha a dedicação, apesar de toda a adversidade. O resultado deste serviço sincero foi José se tornar o mordomo da casa de Potifar (eunuco de Faraó, capitão da guarda ) o administrador de toda a casa, vez que achara graça aos olhos do seu senhor, José conquista uma posição de liderança, graças ao seu trabalho e esforço. Aqui já vemos que José aprendera uma importante lição: manteve a dedicação, o esforço e a excelência de seu serviço, mas não se preocupou mais em difamar quem quer que seja. Desta maneira, naturalmente alçou a uma posição de liderança, sem que tivesse inimizades e um estado de beligerância contra os demais escravos do seu senhor
Quando parecia que tudo estava bem na vida de Jose, se levanta a mulher de seu senhor Zuleica, e apresenta o desejo de deitar com Jsé, como o mesmo se recusou, a mulher afrontada pela recusa acusa José de te-la colocado em situação de constrangimento e agora é a palavra de sua mulher contra a palavra de um excravo.
Quando nos encontramos em uma posição de liderança, muitos falsos testemunho e tentações se levantarão contra as nossas vidas.
Potifar , tento em suas mãos levar José a morte, mas, conhecendo sua mulher, e obrigado a tomar uma decisão, levou José ao carcere.
A calúnia da mulher de Potifar manchou a reputação de José, mas não atingiu a sua integridade. “Reputação”, diz-nos o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é o “conceito de que alguém ou algo goza num grupo humano”, “consideração”, “pensamento”, ou seja, é uma opinião que os outros têm a nosso respeito, um julgamento refletido e repetido (“Reputo”, em latim, é, literalmente, “penso de novo, penso novamente”). Por isso, mantenhamos sempre a nossa integridade e estejamos certos de que, vez por outra, com base em mentiras, poderão manchar a nossa reputação. Mas, se formos íntegros, a verdade sempre aparecerá.
Este episódio mostra-nos, claramente, que nem sempre os justos triunfam na vida debaixo do sol


Encontramos em nossa caminhada enumeras situações, onde questionamos o porquê de acontecerem, porém, creio que muitas delas são para nossos crescimento através das experiências de vida.

José continuava inexperiente em um aspecto: o de ir desprevenido ao encontro dos seus inimigos. Assim como ocorrera em Dotã, José ainda não se mostrara prudente o suficiente para liderar, pois se permitira ficar a sós com a mulher de seu senhor, apesar do assédio que estava a sofrer. Era ainda preciso que aprendesse algo antes que assumisse a posição de líder. Esta lição, a da prudência, teria de aprender na casa do cárcere, para onde foi encaminhado.

Na casa do cárcere, temos a terceira fase da vida de José.
O momento era assaz difícil para José, que sentia a dor da injustiça e revivia o trauma da cova em que fora lançado pelos seus próprios irmãos

Lembremos que José, tiverá um sonho, de ser líder, reverenciado, José não vivia o seu sonho, fora escravo e agora estava destinado a prisão por uma injustiça.

Mia uma vez, por causa de seu trabalho, José acha graça aos olhos do carcereiro-mor e torna-se encarregado por todos os presos. Diante das condições na prisão, os homens que ali estavam não tinhas as minimas espectativas, fossem elas de sobrevivência .José porém soube lidera-los, a ponto de motiva-los através de seu exemplo de perseverança amor e excelência em seus serviços.

A José foi determinado que servisse ao padeiro-mor e ao copeiro-mor, altos funcionários de Faraó que haviam sido presos . José era cuidadoso e zeloso em seu serviço, tanto que, ao notar que os dois estavam um dia turbados, perguntou-lhes porque estavam tristes e, como José tinha um bom testemunho, os dois lhe abriram o coração e lhe contaram os sonhos que tiveram, José interpretará os sonhos,
Um líder sempre nota as mudanças temperamentais de seus liderados, para que as possam tratar a seu favor.
José tinha um dom, a interpretação dos sonhos, trazendo esse diferencial para os dias de hoje, no mundo corporativo, vemos muitos funcionários insatisfeitos e desmotivados, pelo simples fato de suas vozes não serem audíveis aos ouvidos de seus lideres, muitas vezes o que devemos é tão somente ouvir a voz daqueles que estão na linha de frente, pois assim como a terra gira, é a vida, e serão através destes que teremos o reconhecimento de nossa liderança, pois a liderança não é imposta e sim conquistada, como veremos a seguir:
José ainda trabalhou dois anos inteiros na casa do cárcere depois que o copeiro-mor foi restituído ao seu cargo Entretanto, depois destes dois anos, exatamente no dia do aniversário de Faraó, que este teve dois sonhos seguidos que muito o perturbaram e que não teve qualquer interpretação por parte dos magos . O copeiro-mor, então, lembrou-se de José e ele foi chamado à presença de Faraó, que lhe contou os sonhos, que foram interpretados por José, que não só interpretou os sonhos, mas deu a solução para a questão, dizendo a Faraó que deveria se prover de um varão entendido e sábio, que fosse posto sobre a terra do Egito e administrasse os anos de abundância para que, nos anos de fome, esta fosse mitigada
Faraó, então, decide nomear José como governador do Egito, a quem considerou sábio e entendido, transformando-o na maior autoridade do país, devendo obediência tão somente a Faraó.
É chegado a hora de se cumprir os sonhos que José tiverá em sua adolescência, de apascentados de ovelhas, escravo, a governador do Egito, a maior potencia politica da época.
Todos aqueles treze anos de sofrimento e de privações chegavam ao fim (pois tinha 30 anos quando se tornou governador do Egito )



José agora não era somente um sonhador, mas tinha seu sonho concretizado, pois vestiu a camisa, quando fora mordomo de Potifar e encarregado no carcere.

Ser um líder sonhador é o principio para uma liderança de sucesso.
Sonhe coisas grandes, e faça colheitas incalculáveis!
Sonhe pequeno e você não terá nada!


Um sonhador vira referência:



Martin Luther King, Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Membro da Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. O seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".

Um sonho só se realiza com perseverança, além de qualquer deboche !



Santos Dumont nasceu dia 20 de julho do ano de 1873 em João Aires, município de Palmira em Minas Gerais. Em Ribeirão Preto iniciou seus primeiros estudos, mais tarde matriculou-se no culto a ciências, de Campinas; depois matriculou-se no Colégio Montzon de São Paulo.
Com a idade de vinte e um anos seu pai mandou-o para a Europa para aperfeiçoar seus estudos, seus pensamentos eram dominados pelo campo da mecânica; sua primeira invenção foi o balão de nome “Brasil”. No dia 19 de outubro do ano de 1901 ele ganhou o prêmio Dustche, com o seu balão número 6, no dia 13 de setembro do ano de 1906 usou o biplano “14 BIS” que subiu a uma altura bem elevada do solo. No dia 23 de outubro do ano de 1906 ele conseguiu a taça de campeão Archdeacan. Essas experiências foram feitas no ano de 1906.
Com o aparelho “14 BIS” ele conseguiu uma altura de 5 metros e uma velocidade de 40 km/h, voou uma distância de 220 metros; no ano de 1928 Santos Dumont voltou para o Brasil e foi recebido com muito amor e carinho, tinham preparado uma grande festa para Santos Dumont. Mas o aviso que tinha seu nome e tinha a bordo os cientistas, sofreu um acidente e todos morreram; entâo Santos Dumont cancelou as festividades, e isto abalou sua saúde; e passou a morar em Santos - São Paulo. Morreu no dia 23 de julho do ano de 1932. Escreveu dois livros: “Dans-Lair (É o que vi) e O Que nós Veremos”. Pertenceu à Academia Brasileira de Letras. Seu nome é: Alberto Santos Dumont.

É preciso pagar o preço!



Antônio Ermírio de Moraes
Presidente e membro do conselho de administração do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio é a terceira geração que comanda o grupo fundado por seus ancestrais: o avô, imigrante português Antônio Pereira Inácio, e seu pai, o senador José Ermírio de Morais, que ampliou a empresa em sua época.
Antônio Ermírio de Moraes, trabalhou por quadro anos como funcionário, assalariado de seu pai, como auxiliar de um engenheiro, até se tornar digno de assentar-se ao lado de seu pai na diretoria.
A fortuna pessoal do empresário é estimada em US$ 2,8 bi, o que o torna uma das pessoas mais ricas do mundo.

Um líder de sucesso é ousado!



Sílvio Santos, pseudônimo de Senor Abravanel
Aos quatorze anos, observando um camelô da cidade do Rio de Janeiro chamado "Seu Augusto", Silvio começou a vender capas de plástico para título de eleitor e, logo depois, canetas-tinteiro. Seu sucesso nas vendas fora atribuído à sua capacidade de mesclar números de mágica e diversões com vendas, que ele fazia no horário de almoço do guarda em serviço na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua do Ouvidor.
Em São Paulo, Silvio começou a trabalhar em circos, apresentando espetáculos e sorteios em caravanas de artistas.
Logo passou à televisão, adaptando o formato dos shows, espetáculos e sorteios que fazia no circo. Seu primeiro programa, Vamos Brincar de Forca, estreou em 1962 e era transmitido pela TV Paulista, à noite. Um grande sucesso. Em 1964, passou a comandar seu programa aos domingos, das 12 às 14h. No decorrer dos anos, o formato seria expandido e aprimorado no Programa Silvio Santos.
No dia 22 de outubro de 1975, o presidente Ernesto Geisel assinou o decreto 76.488, outorgando a Silvio Santos o canal 11 do Rio de Janeiro. Silvio passou a transmitir seus programas simultaneamente na Tupi e na TVS (TV Studios).
Depois da falência da Rede Tupi, em 1980, o Programa Silvio Santos em São Paulo foi transferido para a Rede Record. Durante os anos 1980 Silvio chegou a ser dono de 50% da emissora do empresário Paulo Machado de Carvalho. Todavia, Silvio planejava ter uma rede nacional de televisão, produzir uma programação completa e usar o canal para seus sorteios e promoções.

Em 1990, Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho vendem a Rede Record para Edir Macedo. Neste momento, Silvio já tem o SBT consolidado nacionalmente, o que tornava desnecessária a retransmissão do Programa Silvio Santos pela Record. Segundo se conta, Silvio não queria vender a sua parte da Record, mas foi convencido a isto depois de uma conversa telefônica com o presidente Fernando Collor de Mello. Contudo, o canal 9 do Rio de Janeiro, antiga Record, continua sob seu comando com o nome de TV Corcovado até ser vendido para o Grupo Martinez.
O Grupo Silvio Santos é formado por 37 empresas, com cerca de vinte mil funcionários, incluindo o Baú da Felicidade, a rede de lojas do Baú, a Liderança Capitalização (que opera a Tele-Sena), o Hotel Jequitimar e empreendimentos agropecuários, O Banco Panamericano recebeu propostas de compra em 2004 e 2005 por grupos financeiros do Brasil e do exterior, mas Silvio Santos não abriu mão do negócio.
Silvio Santos, tornou-se um dos mais consagrados e queridos ícones do público brasileiro, sendo considerado um dos maiores empreendedores e comunicadores da história da televisão brasileira.



Um líder busca conhecimento, Um líder trabalha, paga o preço. Um líder sonha coisas grandes, é ousado. Um líder sonhador, nunca diz “já basta” mas, sua expressão é “sempre buscas mais, e mais, e amais...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário