segunda-feira, março 01, 2010

CHEFE, É LIDER ???



Existem várias teses e estudos explorando as experiências profissionais de grandes nomes da administração, para identificar, qual seja o perfil ideal de um Gestor, lider ou chefe?!

Encontramos algumas expressões que seriam cômicas se não fossem trágicas, como:

“Chibata no Lombo” É aquele tipo de chefe que esta sempre colocando sua equipe, ou SUBORDINADOS, para trabalhar a qualquer custo, a final para este tipo de profissional o que realmente importa é bater as metas e seu gordo salário no final do mês. Não existe dialogo entre ele e sua equipe.

“Museu” Este vive do passado, seu discurso é sempre o mesmo, “antigamente era muito melhor, hoje tudo está mais difícil”. Vivemos em constantes mudanças, onde a evolução intelectual e tecnológica é uma constante, e este chefe não faz nada para melhorar e também não deixa ninguém fazer.

“Deixa a Vida me Levar” Este gosta de uma mordomia. Não quer fazer nada e tudo fica nas costas da sua equipe. Para ele tudo está bem, o negócio é ir “tocando o barco”. Frases do tipo: “mês que vem a gente vê isso...”, ou, “não mexe com isso aí...” são palavras típicas deste chefe. A sua visão é que a vida é para ser aproveitada e se ninguém está vendo é melhor deixar do jeito que está.

Mas também encontramos o líder, “PSI, Processo Seletivo Interno”. Normalmente ele começa sua vida profissional em posições mais simples como Office boy e vai subindo degrau por degrau, sempre com muito empenho e com a ajuda de outras pessoas. O problema com este “líder” é que conforme vai subindo os degraus organizacionais ele vai ficando sozinho e achando que é auto suficiente e quando está no topo da escada não tem ninguém para se apoiar e cai.

E finalmente!!!
O verdadeiro LÍDER! O “MAESTRO”, que tem uma equipe unida o tempo todo. Ele sabe exatamente a função de cada um e o resultado que vai atingir ao liderar esta equipe.
Sabe o que cada um tem de melhor, cada nota, cada acorde, para chegar a harmonia, melodia desejada
Quando um colaborador não está fazendo bem a sua função ele procura ajudá-lo e orientá-lo, sempre como objetivo principal à equipe. Notavelmente este líder é reconhecido por sua equipe como uma pessoa justa, equilibrada e dedicada.
Lideres fazem com que suas equipes trabalhem para ele, e não para a organização em si. Muitas situações, levam os colaboradores a uma insatisfação com as empresas, mas, por terem lideres como o MAESTRO, não deixam de cumprir suas funções e a fazem com prazer, pois sabem que ainda que seja somente pelo seu lider, serão reconhecidos em seu trabalho.

Chefia x Liderança

Um divisor natural de águas passou a separar chefe de líder, onde é possível verificar que o primeiro exerce suas atividades e usa do poder com o qual fora investido, exclusivamente, restrito ao título, ao cargo, à designação funcional sob a qual fora contratado.
Por outro lado, líder continua exercendo sua respectiva chefia, porém com um ingrediente a mais e que faz o diferencial. Líder usa do poder que lhe é dado através de um título e desfruta de credibilidade, desenvolve admiração, confiança e motivação junto a sua equipe

Líder tem a capacidade do comportamento assertivo, mostrando ser ativo, direto e honesto. Líder transmite não só a impressão, mas a sensação de respeito e amor próprio e aos que o cercam. Líder vence pela influência, pela demonstração de exemplo, pela atenção dispensada e pela negociação. Líder age e implementa o cooperativismo.
Líder constrói relações maduras e foca resultados, é pro-ativo, responsável por seus atos, tem comportamento consciente, valores e princípios fundamentados, agiliza decisões, minimiza fatores estressantes, clarifica relações e potencializa resultados.
Chefe é chefe.

As organizações estão sempre à procura de líderes MAESTRO!

Um comentário:

Contos e Parábolas disse...

Luana, novamente, parabéns pelo blog. Em minha opinião, que está registrada no Livro "Coração de Líder", Liderança é a habilidade de influenciar e inspirar pessoas, servindo-as com amor, caráter e integridade, para que vivam com equilíbrio e trabalhem com entusiasmo em direção a objetivos e resultados legítimos, priorizando a formação de novos líderes e a construção de um futuro melhor.

Abraços,

Marco Fabossi

Postar um comentário