sábado, maio 15, 2010

Equipe Bem Afinada

Como numa orquestra, o resultado é sempre melhor quanto todos os profissionais entram na mesma sintonia!



Sou eternamente apaixonada por música, e durante a apresentação de uma orquestra, pude ser levada a reflexão de como seria uma equipe bem desenvolvida, afinada, ou melhor, em sintonia.
Já vimos em publicações anteriores que independentemente da crença, não podemos negar que Jesus fora o maior líder que já existiu, na Bíblia em uma carta de Paulo, seu discípulo, membro de sua equipe de 12, ele escreve aos Romanos, dando-lhes um feedback, vejamos: Rm 12:4 “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,”. Aqui vemos que Paulo diz em outras palavras que as mãos tem função distinta aos pés, mas, ambos juntos fazem o corpo funcionar em perfeito estado.
Assim deve ser em uma equipe, muitos tem talentos, perfil, e aptidões diferentes, mas, quantos todos trabalham na mesma visão, buscando o mesmo objetivo, o resultado é sempre a excelência.
Voltando ao exemplo da música, temos o mesmo resultado.
Se a percussão, toca sem acompanhamento dos instrumentos de corda, dificilmente conseguiremos identificar qual é a música que esta sendo tocada, se os instrumentos de corda, tocam sem os instrumentos de sopro, continuamos com a mesma dificuldade, ou se todos tocarem juntos, mas, sem respeitarem o mesmo tempo, ou melodia, ainda assim permaneceremos no mesmo lugar.
Uma orquestra só pode ser aplaudida, quando todos os músicos tocam seus instrumentos direcionados por uma mesma partitura, ai chegaremos a uma melodia, uma perfeita amônia, ou seja, o resultado final esperado por todos, um grande espetáculo!!!



Faça com que cada membro de sua equipe , cabeça, joelho, pés, instrumentos de corda, sopro, percussão, sintam-se peças fundamentais do processo.
Todo musico sabe, que se seu instrumento perder o compasso, irá interferir na performance de todo o resto.
Devemos ter em nossas equipes o mesmo conceito, com isso o resultado não poderá ser outro se não um aplaudido espetáculo!